top of page
  • Foto do escritorMarcia Girardi Caumo marcia.girardi.c@gmail.com

Dubai - Emirados Árabes - UAU!

Atualizado: 8 de abr. de 2023

Os Emirados Árabes Unidos situam-se no Oriente Médio. Esse país é composto por sete emirados: Abu Dhabi (capital), Ajman, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain.

Eu já tinha lido que a melhor época do ano para conhecer Dubai era de outubro até abril (inverno) com temperaturas máximas chegando só até 30 graus. Mas nossa viagem estava marcada para julho, em pleno verão, mês considerado pelos experts como um dos "piores" devido ao calor quase insuportável... com temperaturas atingindo facilmente os 45º, 50º graus...

ARRUMANDO AS MALAS E SE PREPARANDO

Confesso que fiquei com muitas dúvidas para fazer essa mala... Ao mesmo tempo que eu sabia do calor infernal, eu me preocupava com a cultura árabe, não sabia exatamente se poderia usar minhas roupinhas de verão daqui do Brasil. Como eu sobreviveria a tanto calor com roupas mais "fechadas"? Isso era meu pensamento ao fazer as malas, mas depois vi que não é nenhum bicho de sete cabeças. Os turistas usam sim roupas normais (shorts, blusinhas, camisetas, vestidinhos) que mostram ombros e pernas, mas claro que em lugares apropriados.

O que não pode faltar na mala: chapéu, boné, óculos de sol, shorts, maiô ou biquini mais comportado, saída de praia, saias compridas e levinhas, blusas de tecido levinhos, roupa social ou mais chic com salto alto para jantar (homens precisam levar camisa, calça e sapato porque há lugares em que eles não poderão entrar com camisa polo, bermuda e tênis, mesmo que arrumadinho). Você pode pensar que não pretende frequentar nenhum lugar mais chic, então não precisará se preocupar em ter uma roupa mais social... mas saiba que ir para Dubai e não ter pelo menos uma ou duas noites de luxo é um desperdício, porque conhecer os lugares que os multimilionários frequentam e viver um pouco aquilo é uma experiência inesquecível... mais para frente falarei de alguns desses lugares.

VOANDO PELA EMIRATES

Voamos no A380 e ficamos surpresos quando vimos uma ESCADA que leva os passageiros da 1ª classe a "outro mundo"... sim, o avião tem 2 andares...

Fizemos vôo direto pela Emirates no Airbus A-380, o famoso e maior avião do mundo. Tem capacidade para 850 passageiros, distribuidos em 3 classes. As business e first classes ficam no andar superior (isso mesmo, o avião possui 2 andares!). Na primeira classe tem até chuveiro (shower spa) e suites particulares.

A grandiosidade do A-380 justificou a parceria do Google para criar o primeiro Street View no interior de uma aeronave:

Nossa experiência foi maravilhosa. Ficamos na classe "econômica" e mesmo assim o atendimento foi impecável, recebemos uma necessarie lindinha com produtos de higiene, meias e outros mimos. O avião transmite uma sensação segura, não balança quase nada, a decolagem e aterrisagem bem tranquilas. Porém considero que fazer um vôo direto de quase 15 horas cansa um pouco. Mas isso está longe de ter sido um problema, pois a ansiedade em pisar em terras árabes era tão grande que o cansaço do vôo seria logo recompesado.

CHOQUES CULTURAIS

Bebidas alcoólicas

Não há venda de bebidas em lojas públicas em hipótese alguma. Juro que antes da viagem, eu ainda achava que era exagero nos posts que eu lia sobre a proibição e achava que um ou outro mercadinho venderia algo. Mas na prática o atendente até se assusta quando você pede informação se ele vende bebida alcoólica. Similar aqui no Brasil você chegar num mercado convencional e perguntar ao atendente se tem maconha ou algo similar - o susto seria o mesmo (rsrs).

Sabendo que as regras num país islâmico são bem rigorosas, eu fiquei com medo e não comprei nada de álcool no Duty Free ao chegar lá porque eu tinha lido que o simples transporte de bebida alcoólica no veículo, mesmo que fechada, seria crime e sujeito à multas pesadas. Mas só depois, já estando lá há alguns dias, conversando com uma portuguesa funcionária da Emirates que mora em Dubai, descobri que eu podia ter comprado até 4 litros de vinho ou outra bebida destilada e até 2 caixas de cerveja no freeshop :( porque não soube disso antes? Claro que se tivesse comprado, não poderia bebê-las em público (por exemplo igual fizemos nas PRAIAS da Grécia - pic nic regado a espumante, cervejas, queijos etc, passávamos o dia todo desfrutando das comprinhas feitas no supermercado no caminho da praia). Em Dubai, nem pensar!

Mas a notícia "boa" é que alguns locais associados a hotéis vendem bebidas... nosso hotel vendia no bar da piscina. Precisa ter coragem, uma long neck custa o equivalente a R$ 50 (depois descobrimos que esse preço era um dos menores da região). Mas o rigor e a sensação de estar cometendo "um crime" é o mesmo. Numa tarde, antes de sair do hotel, compramos uma cerveja e um drink lá na piscina e fomos para a recepção do hotel beber enquanto apreciávamos o movimento, sentados nas poltronas confortáveis. Não ficamos nem 5 minutos e o segurança do hotel nos pediu, educadamente, que fôssemos beber num local mais reservado porque na recepção havia frequentadores que poderiam se ofender... parece até que a bebida perde o gosto, porque o gostoso é tomar e apreciar a paisagem, bater papo, etc. Mas tomar de forma privada como se fosse algo errado, parece que é apenas para satisfazer uma necessidade de abstinência... rsrs

Nos restaurantes chics também estão disponíveis no menu vinhos e outras bebidas. Uma taça de vinho nos custou equivalente a R$ 180. Precisa ser multimilionário para ficar bêbado rsrs.

Legislação rigorosa no trânsito

Para dirigir em Dubai é necessário possuir a Carteira Internacional de Habilitação. É muito fácil de emitir. Basta preencher um requerimento disponível no site do Detran, pagar a taxa e comparecer ao Detran para dar entrada. Aguardar uns dias e ela estará emitida. A PID (Permissão Internacional de Dirigir) será exigida pela empresa de locação do veículo, no momento da retirada. Fique sempre atento à legislação local quando for para o exterior. Há países que não aceitam a PID e exigem até prova teórica e prática específica para poder dirigir.

O conhecimento da legislação é importante também para não ser pego de surpresa com uma punição severa. Em Dubai, ultrapassar o semáforo em determinados cruzamentos rendem uma multinha de AED 30.000 (equivalente a R$ 36.000), lembrando que a conta deverá ser paga antes de deixar o país e o não pagamento de dívidas em Dubai é considerado crime e punido com prisão. Ou seja, não dá nem para pensar na possibilidade de tomar uma multinha de trânsito dessas...

Nós alugamos o carro no site Rentalcars, um site muito legal que faz uma busca online em todas as locadoras e mostra datas disponíveis e os melhores preços. Clique no banner ao lado e faça uma simulação. Ao alugar o carro por esse link, o blog ganha uma comissão pelo tráfego, mas você NÃO paga nada mais por isso, pelo contrário, ainda garante o MENOR PREÇO!

Religião

Sinceramente, fiquei um pouco assustada com o costume religioso do povo que vive nos Emirados Árabes Unidos (estivemos somente em Dubai e Abu Dhabi, mas acredito que deve ser igual nos outros 5 emirados).

A religião oficial deles é o Islamismo... eles oram 5 vezes por dia e jejuam no período do Ramadã.

Uma dica importante é verificar quando cai o Ramadã no ano que pretende ir a Dubai para não ir nessa época, pois é um mês inteiro considerado sagrado e alguns costumes devem ser respeitados

(por exemplo, evitar comer e beber em público). Alguns restaurantes e comércio fecham ou atendem de forma limitada, com horários bem restritos. Ou seja, não acredito que isso seja bom para um turista que quer conhecer a cidade.

Eles rezam muito. Inicialmente, quando ouvíamos um som típico no shopping ou mesmo nas ruas, não entendíamos bem o que seria. Depois, com a frequência e com os dias que ficamos lá, percebemos que era uma música que chamava os fiéis para a reza. Tanto nos shoppings quanto nas ruas e até mesmo no aeroporto, tinham salas de rezas. Interessante que só os homens entram. Eles deixam os sapatos do lado de fora e entram descalços para rezar. Nas ruas, próximos às mesquitas também ouve-se o som, e homens andando nas ruas imediatamente param, ajoelham-se de frente para a parede da mesquita e rezam, rezam, rezam... do lado de fora, vê-se um estacionamento de sapatos e chinelos. Não sei como eles acham depois seus próprios sapatos no meio de tantos outros...

JANTAR NO DESERTO

Jantar no deserto em Dubai é a experiência gastronômica mais quente da cidade! Essa aventura deve ser agendada com um guia especializado porque apenas as empresas certificadas podem guiar seus veículos 4x4 no deserto, de forma segura. Normalmente o guia te busca no hotel com um veículo tradicional, juntamente com outros turistas. Eles nos levam até um ponto de encontro, bem no início das dunas onde estão estacionados os veículos especiais, lá também tem umas lojinhas onde vendem os turbantes e outros acessórios da região. Para entrar no clima, a gente já veste os turbantes (eles nos ajudam...) e assim já entramos no clima árabe! Trocamos de veículo e seguimos até a tenda. No trajeto o motorista dirige com emoção (igual nossas dunas de Natal-RN rs), o visual é deslumbrante, avistamos camelos andando no deserto, na penumbra do pôr do Sol ma-ra-vi-lho-so.

Essa aventura culinária deixará sua língua fervendo, literalmente. Primeiro, você poderá montar em um camelo que fica próximo ao acampamento no meio do deserto, onde será recebido por uma atmosfera mágica e uma vista de tirar o fôlego. Você se sentirá como se estivesse em um filme de Aladdin!

Em seguida, você será convidado a se sentar em uma tenda decorada com tapetes luxuosos e lanternas coloridas, enquanto o cheiro de carnes assadas e especiarias orientais flutua pelo ar. Sua boca começará a salivar antes mesmo de provar a primeira mordida.

Você será servido com uma variedade de pratos locais tradicionais, incluindo hummus, babaganoush, falafel e, claro, a deliciosa carne de cordeiro cozida lentamente no fogo. E de sobremesa... a tâmara recheada com nozes e o chá de menta fresca... huuuummmmm.

O clima do deserto é implacável e pode ser quente como a panela onde a comida é preparada. Na época em que fomos (julho), a areia do deserto era quente mesmo às 9hs da NOITE! igualzinho quando pisamos na areia quente nas praias do BR em pleno verão ao meio dia.

Essa experiência de jantar no deserto em Dubai é imperdível, onde o calor é real, mas a comida é ainda mais quente!